Criar um Site Grátis Fantástico
- Ele te ama e depois te “maltrata”!? Ele pode ser
- Ele te ama e depois te “maltrata”!? Ele pode ser

Misógino? Misoginia? O que é isso?

Veja o que diz a Psicóloga Adriana Pimentel


Bom, tenho encontrado algumas clientes no consultório que estão entrando em contato com essa realidade. Elas começam a falar de seus namorados, maridos, companheiros, dizendo que não entendem a forma como eles agem com elas.

Misógino é uma palavra grega utilizada como referência a quem odeia mulheres: miso (odiar) e gyne (mulher).
Isso mesmo, não se espantem a palavra é: odiar.

Vejam bem: no início, esses homens são completamente galanteadores, amorosos... Mas que ao longo da relação eles começam a usar de uma tortura psicológica incrível, fazendo com que sua companheira se sinta culpada, incapaz, inadequada... Tudo isso através de insultos, momentos de raiva e de críticas constantes; revertendo assim o foco da situação deixando a mulher confusa e oprimida, pois elas demoram a acreditar que aquele homem “maravilhoso” agiu daquela forma.

Os insultos são tão constantes que é como se fosse uma lavagem cerebral. Fico impressionada como as minhas clientes reagem a isso e como demonstram tal opressão, é como se eu enxergasse uma criançinha, daquelas completamente tolhidas na minha frente, sem realmente terem condições de fazer nada, mais justamente por serem crianças.

Quando essas mulheres começam a descobrir, ou melhor, a aceitar que estão do lado de um misógino começa-se o trabalho de resgate dessas mulheres. Como assim de resgate?
É a elevação da auto-estima e da percepção do homem que está ao lado delas, entendendo que esse comportamento deles, é plenamente inconsciente. 
 

Todos os artigos que falam sobre misoginia, citam o livro: “Homens que odeiam suas mulheres e mulheres que os amam”, de Susan Forward e Joan Torres, da editora Rocco. Neste livro ela aborda sobre o misógino e como as mulheres podem reagir ou escolher fazer em relação a eles.
Rita Granato em um de seus artigos cita explicitamente as formas que um misógino têm de OPRIMIR sua parceira:

• Através da negativa: ele nega o corrido, levando a parceira a questionar sua acuidade, e a validade de sua memória. Assim não há jeito de se resolver os problemas com alguém que nega sua existência e insiste que nunca ter existido o que a mulher sabe ter ocorrido

• Através da alteração dos fatos, o misógino reformula o fato para se ajustar a sua versão, faz alterações drásticas e amplas nos fatos, a fim de chancelar sua versão da historia.
• Alega que está se comportando mal, como reação a algum desvio de sua parceira, é como se seu comportamento afrontoso passa a ser uma reação compreensível a alguma terrível deficiência ou provocação da parceira. Transferindo a culpa ele se protege: absolve-se do desconforto de reconhecer sua participação no problema e convence a parceira que suas deficiências de caráter soam o verdadeiro motivo das dificuldades na vida em comum.

• A parceira não pode protestar, e se a parceira o faz, ele fica mais furioso. Ele encara a reação como um ataque pessoal e como prova das inadequações da parceira. Ele transforma a parceira em culpada e ele a própria vitima. Isto acontece, pois ele está mais preocupado em desviar a culpa de si mesmo do que em reconhecer a angústia que causa à parceira.

• Se o misógino se sente ameaçado de perder alguma coisa que lhe é importante, e sentindo-se humilhado, é bastante provável que a balança se incline para a brutalidade. Para ele através do medo poderá controlar melhor sua parceira.

• Se a parceira tiver alguma atividade significativa que o misógino encare como ameaça, ele fará testes de sua devoção, fazendo com que a parceira reduza drasticamente seu mundo. Esse tipo de ciúmes e de possessividade se estende a todos os aspectos de vida. Qualquer coisa que a parceira faça que esteja fora do controle do misógino, ou seja, encarada como uma ameaça a ele deverá ser abolida. 

• Entre todas as coisas ineficazes que uma mulher pode fazer, tanto consciente como inconscientemente, para tornar o relacionamento menos doloroso, a CONIVÊNCIA é ao mesmo tempo a mais sutil e mais destrutiva para ela. No momento que ela entra em conluio com ele, a mulher perde de vista o que acontece de fato entre os dois. Sua distorção da realidade para se ajustar à visão do parceiro indica que suas percepções estão completamente fora de foco.

Ainda baseado no livro de Susan Forward e Joan Torres , Sônia Nemi discorre que:
“Ao primeiro contato com um misógino, em geral, ele é considerado um gentleman. Ele é o homem que conquista a mulher de uma forma deliciosamente amorosa e sedutora e passa a ser por ela descrito através de uma farta lista de superlativos. Ele é tão intensamente maravilhoso que fica impossível para a mulher atribuir a ele qualquer responsabilidade dos problemas da relação quando estes começam a acontecer.

O contrato relacional velado se define no início do relacionamento quando o homem vai, aos poucos, verificando até onde pode ir com o seu estilo controlador e manipulador. À medida que a mulher evita confrontá-lo tentando ser boa para preservar a relação, ela está estabelecendo um tópico contratual que configura o contexto para a atuação do misógino, ao tempo em que ela vai enfraquecendo. Como diz Susan Foward: “ela contrata amor e ele controle”.


Esse controle se evidencia nas armas abusivas em que as palavras se tornam, através das quais as críticas e ataques são feitos, até alcançar o controle da sexualidade e o controle financeiro. Mesmo que a mulher tente agradá-lo, tudo que ela faz está errado e ele a convence de que ela é culpada. 


Quando as explosões repentinas do homem começam a acontecer, mais elas são sentidas como ameaças veladas pela mulher que fica perplexa e cada vez confusa com o que dá errado. Ela passa a “pisar em ovos”, medindo as palavras, para falar com ele. A forma sutil como ele a desqualifica impede que ela possa perceber que é isso que mina a sua auto estima. Ela se torna irreconhecível, principalmente se antes era uma mulher independente financeira e emocionalmente, uma vez que definha. 


Os argumentos utilizados pelo homem parecem tão lógicos e tão cheios de interesse pelo bem da relação que, a mulher vai, cada vez mais afundando no seu pântano emocional. Tudo que ele quer é que ela demonstre seu amor por ele, sendo compreensiva e conhecendo-o tão bem que seja capaz de atender suas necessidades, sem nunca se aborrecer com ele. Com o tempo, a relação parece uma gangorra onde de um lado ele estoura e do outro se arrepende, pede desculpas e se torna o homem maravilhoso do início do relacionamento.


Apesar da descrição devastadora do misógino, ele não tem consciência do seu funcionamento e sequer se dá conta da dor do outro. A construção de tal dinâmica pessoal pode ser entendida a partir da sua história, na família de origem, quando vivenciou sofrimento psicológico o qual não poderia evitar. 
O misógino é filho de uma relação conturbada onde aprendeu, observando seus pais, que a única maneira de controlar a mulher é oprimindo-a. Ao lado disso, ele pode ter sentido que a sua mãe não poderia existir sem ele, já que seu pai a maltratava; ou ainda, ele pode ter tido uma mãe que o oprimiu ou rejeitou, ao lado de um pai passivo.


Qualquer que tenha sido a sua história, o misógino está na fase adulta “atuando” a sua dor de “criança” ferida, buscando desesperadamente ser amado ainda que de uma forma equivocada. 


No caso da mulher que escolhe formar uma relação com um misógino é possível que ela tenha sido infantilizada pela sua família de origem e busque no seu parceiro o apoio, suporte e amor que não recebeu do seu pai, ou talvez ela teve uma mãe que desqualificava o pai; ela pode também ter vindo de uma família tão caótica que desde cedo ela aprendeu que toda relação é problemática e que ela como mulher não tem chance.


Ainda que o misógino seja visto como algoz e a mulher como vitima, esta também contribui para que tal padrão relacional se implemente e perdure. A mulher instiga o misógino a atuar na medida que ela não estabelece limites claros, diferenciando-se dele e ocupando seu próprio espaço na vida e na relação. 
O homem e a mulher nessa relação estão interagindo dentro de seus próprios papéis; da mesma forma que um círculo não tem começo nem fim, a relação se desenvolve sem que se possa indicar um culpado. Um “precisa” do outro para continuar com o padrão, mas para sair dele um dos dois precisa funcionar de uma forma nova. 


- Uma mulher que sofre numa relação como essa pode

 (1) manter-se submissa para preservar seu homem, (2) separar-se, ou (3) construir uma nova relação com o mesmo homem. 

Aquelas que escolhem a terceira opção terão que resgatar sua auto estima, assumir o seu lugar no mundo e na relação, estabelecer limites claros e ser firme ao se posicionar diante do seu parceiro. Ela provavelmente precisará de suporte terapêutico até que se tenha fortalecido. É possível que, à medida que ela conquiste seu objetivo, o seu misógino desista do lugar de algoz para ficar ao seu lado ou desista da relação. Se ela sente que o ama, precisará amar a si mesma também para ter coragem de correr o risco de “perdê-lo”.
 

De qualquer forma dificilmente um misógino busca terapia e, se assim o faz, tão logo se fortalece interrompe o seu processo. Parece que o sofrimento do seu mundo interno é tamanho que ele não suporta ter que contactá-lo através da análise da sua dinâmica e efeito do seu comportamento no outro; para tanto ele teria que admitir que é co-construtor das dificuldades da sua relação e que é, na verdade, um homem sedento de amor. Ele teria que admitir que é o único responsável pelo seu auto preenchimento.

Se você, ao terminar de ler esse material, acredita que pode estar se relacionando com um misógino; se suas dúvidas se confirmarem. Busque ajuda terapêutica, pois, sozinha fica pesado demais para você dar conta de tudo que precisará fazer para cuidar de si mesma”. 

Bom acredito que aqui tem explicação suficiente para vocês entenderem um pouco mais do universo masculino quando esta característica se apresenta. Qualquer coisa estou por aqui.
Ah! Um detalhe as minhas clientes que descobriram esse homem... Umas continuaram a relação, escolhendo a terceira opção do livro e outras se separaram e descobriram novas relações. O que a gente percebe de tudo isso é que não existem regras únicas, mas sim o conhecimento que ajuda em muito nas nossas decisões.
 

Um enorme abraço a todos: Adriana Pimentel


Fonte: “Homens que odeiam suas mulheres e mulheres que os amam”, de Susan Forward e Joan Torres, da editora Rocco; Rita Maria B. Granato; Sônia Nemi

 

QUEM SOU

Minha foto
 
PSICO? LÓGICO!ADRIANA PIMENTEL AZEVEDO - CRP: 15/1451 Psicóloga Clínica, Pós- graduada em Análise Bioenergética, com formação em Gestalt Terapia, Psicologia Hospitalar, Terapia Ericksoniana, Dinâmica de Grupo Voltada às Organizações, EFT (Emotional Freedom Techniques), Reiki nível I e II. Contato: (82) 3327.7816
 
Poderá também gostar de:
 
- Não reclame do seu parceiro!
 
- AMAR É SOFRER?!?
 
- Ano II!! Blogagem Coletiva e Convidadas...
 
- Esquizofrenia, o que é?

106 comentários:

Fabi Paranhos disse...

Importante reflexão este teu texto!
Nunca passei por isso, felizmente, mas já ouvi experiências de outras amigas e conhecidas, que viveram ou ainda vivenciam em suas relações essa situação.

Espero que teu texto seja lido por muitas mulheres e principalmente pelos homens misóginos. E que estes, possam ser profundamente tocados, e que mudem suas posturas.

Parabéns!
Um abraço carinhoso!

Nova Civilização disse...

Parabéns pelo texto Adriana! hoje em dia vivemos em um mundo muito conturbado onde as relações estão se deteriorando. Vale a pena refletir e sempre buscar ajuda. Muitas vezes estamos nos posicionando erradamente, acredirando acertar! Preferimos sempre culpar o próximo quando na realidade todos temos que rever a nossa posição e com isso buscar a melhor forma para resolver!

obrigada pela partilha,

beijinhos

Gisele

Norma Villares disse...

Nossa!
Como é importante ler alguns textos.

Posso publicar em blopg?
Porque falo sobre relacionamentos.

Bem, muito obrigada pela partilha.
Grande abraço

PSICO? LÓGICO! disse...

Obrigada Fabi e Nova Civilização pelos comentários carinhosos.
*********

Oi Norminha! Claro que vc pode divulgar este texto...
Enorme beijo.

Essência e Palavras disse...

Que bom encontrar uma colega no norte. 

Adorei seu proposito. Muito bom!

Um beijo e to seguindo-te

Luciana Klopper disse...

Nossa! é pra pensar muito e termos cuidado, parabéns pelo trabalho de divulgação e obrigada pela visita!

Marta Carla disse...

Nossa que louco isso, não tinha ouvido falar nesse misógino ainda. parabéns pelo esclarecimento.
Seu blog nos mostra muitos assuntos interessantes.
abraços

Lady disse...

Nossa, conheço muitas pessoas que passam por isso, e não sabia que era dessa forma.
Sempre conversei com elas para ouvirem a voz do coração e tomar alguma atitude.
Sozinhas com certeza é difícil, precisam de ajuda.
Adorei seu cantinho.
Uma ótima semana

Somente mil idéias disse...

Oi Adri bom dia!!

Incrível como não somos sozinhos neste mundo, tem muita gente em comum mais do que imaginamos!!Eu passei por isso e escolhi a terceira opção.Hoje sou mais segura do que quero e faço prevalecer a minha vontade como pessoa,se não vou prejudicar nem a mim nem ao outro não esta errado fazer.Elevo e afirmo sempre minha auto estima me amando muito e fazendo coisas que me dão prazer.Beijo de luz no coração!!!

PSICO? LÓGICO! disse...

Obrigada meninas (Essência, Lu, Marta, Lady), pelos comentários
beijosss

*****

Obrigada Márcia pelo seu depoimento. É bom que as mulheres leiam o quanto é possível ser feliz...
Luz no coração para você também.

tânia disse...

Pertinente seu depoimento sobre misoginia Adriana.
Há quem associe misoginia a bruxaria, é tanto que o filme: O Retorna da Maldição – A Mãe das Lágrimas (2007) é citado no rol de filmes sobre o assunto, assim como, A Hora do Pesadelo, Pânico e Pacto Secreto. É um tema excitante e questionador.
Contudo, Eric Berne psiquiatra norte-americano, criador da Análise Transacional, em seu livro Análise Transacional em Psicoterapia, traz uma valiosa colaboração para se entender o comportamento humano, quando trata que argumento de vida tem origem infantil. “Um argumento prático e construtivo pode conduzir a uma grande felicidade” Pag. 109. 
Não resta dúvida de que cada parceiro contribui para qualquer perturbação e conflito que exista num relacionamento. O parceiro misógino não sofre da angústia que aflige às mulheres. Há um dito popular de que “cada panela procura sua tampa”.
“Uma mulher que se submete ao tratamento opressivo do marido está assumindo o papel de vítima e se comporta mais como uma criança desamparada do que como uma adulta”. Dra. Susan Forward e Joan Torres, autores do livro: Homens que odeiam suas mulheres & As mulheres que os amam.
Lucitânia CRP 15-0082.

PSICO? LÓGICO! disse...

Isso mesmo amiga. Também vejo que as mulheres que se relacionam com esses homens, na grande maioria possuem comportamentos infantis... Ou foram muito infantilizadas na infância...

Como sempre... Obrigada pela contribuição.
Beijos Luci (Tânia)

Silenciosamente ouvindo... disse...

Há tanta pessoa que diz amar a outra e depois a maltrata, e isso
tanto se refere a homens como
a mulheres. O ser humano é capaz
do melhor e do pior.
Saudações bloguistas/Irene

Square disse...

olá reconheço a minha atitude em 70 por cento dos traços que identificam este tipo de homens. Perdi a 3 meses alguém que amava muito e que conhecia a 22anos e que namorei por mais de 10 anos. Tenho pena de não ter lido isto antes. Poderia ter salvo a minha relação. Agora pode ser tarde de mais visto ela disser que não me pode ouvir ou ver a frente. Diz que está muito maogada e que sofreu muito que já não me ama. Pode parecer loucura mas o meu intimo diz me que ela ainda me ama. O que passa é que ela fartou deste comportamento. A meu pedido ela está tendo ajuda terapeutica por que estava-se anulando, acumulando e adptando a minha atitude. Ela melhorou está mais segura mais viva, mas acabou.
Se puder me ajudar, agradecia penso ajuda para me recuperar desta postura. E se possível concelhos para recuperar esta mulher que tanto amo. Mas não antes de mudar, pois não quero magoar mais ela, para isso ela que siga a sua vida e seja feliz ao lado de quem não tenha este tipo de postura. Mas se puder me ajudar por favor me ajude. Pois amo muito esta mulher, QUERO MUDAR!
O meu mail é Squareone123@hotmail.com, Obrigado

Anônimo disse...

Olá Adriana Pimentel Azevedo tudo bem com você?!!! Espero que sim ,me desculpe por ter demorado a te escrever mas é que eu tive um tempo desconectado do meu blog então eu só vi a sua mensagem lá alguns dias hoje é dia 07/08/2010 e eu só vi a sua postagem lá no dia 17/07/2010 e desde então não tive tempo pra mais nada nem para responder mais uma vez ME DESCULPE,bom o que eu realmente quero te dizer é que eu eu realmente amei aquela sua mensagem (do dia das mães) Tanto pra te falar e mesmo assim....
Bom espero que você venha me responder lá no meu blog por que agora eu vou estar conectada TODOS OS DIAS!!!Fique com Deus e que ele te abênçoe ...beijos e naão se esqueça de me responder atenciosamente...


Natália Francis...Obrigada

cida disse...

olha o texto e maravilhoso .acho que estou vivenciando isso em minha propria casa.meu irmao diz que ama a sua namorada poisela e bem mas velha que ele. mas nao entendo o que acontece ele ofende ela com palavras que eu nao suportaria que fossem comigo .tenho medo que ele chegue ate agredi ela ,pois com palavras ela ja e agredita,chama ela de loucaq de retardada de doente de ciumes.nao entendo pq ela ainda esta com ele ,e como foi falado no texto ela ama ele e suporta td isso .ela fala em deixa -lo mas ele nao quer fica forçando uma barra .gente isso e horrivel meu irmao e um doente ele nao sabe. o que fazer socorrrrrrrrro

PSICO? LÓGICO! disse...

Olá Cida!

Entendo a sua reação, pois como o texto fala o misógino raramente vai assumir sua condição...

Mas vc pode ajudá-lo, tentar conversar com ele... e se não der certo (ou concomitantemente)vc conversa com sua cunhada. Da o texto para ela ler... Indica terapia (para ambos) e principalmente deixe que ela faça suas escolhas.

Enorme abraço.

Anônimo disse...

nossa cansada de tentar entender o que passa na cabeça do meu marido ,digitei a palavra chave no google e me apareceu seu blog maravilhoso, Agora descobri o que meu marido sente,mais o meu me mantem economicamente bem, para causar em mim, uma dependencia e fingi demonstrar amor o pior é que esses homens nunca arrumam outra mulher,é isso que não me conformo,Se nao servimos é só partir pra outra e naõ causar sofrimento.Preciso de ajuda !!!

PSICO? LÓGICO! disse...

Olá vc que postou por ultimo!!!!

Acredito que primeiramente para vc, seria melhor procurar uma ajuda terapêutica, para poder saber lidar melhor com as características que seu marido apresenta, ou seja, se fortalece e encontrar o melhor camonho para vc.

Tenha calma, respire fundo e siga na busca do seu equilibrio...

Abraços e estou aqui a disposição.

Hugo disse...

olá meu nome é Hugo bem acho que comigo fui a minha namorada que fez isso comigo não eu agente terminou dia 21/01/2011 quando agente faz 2 anos hoje é domingo ainda talvez agente volte mais queria q ela mudasse como disse no texto acima tem tantos homens que fazem isso eu que tento fazer meu melhor sempre pra agradar passo sempre como errado talvez uma dia ela veja como as coisas são de verdade e talvez o homem que aqui possa está perdendo todos mundo fala que eu mereço coisa melhor até a mãe dela sabe que ela está errada tem hora que é muito difícil pra mim quando agente começou a namorar era não era assim as coisas mudaram muito obrigado pelo texto foi muito bom ler só que tenho pena dela pois se agente não voltar talvez ela possa achar um homem assim como descrito e duas pessoas assim não dá e ela vai sofrer é difícil mesmo esse mundo xau

PSICO? LÓGICO! disse...

Oi Hugo!

Veja bem as pessoas reagem de diversas formas à diversas situações. Não sabemos ao certo o motivo pelo qual sua namorado reage dessa forma.... Mas uma coisa é certa AMAR é compartilhar, trocar e ser feliz!!! claro que divergências existem... mas o essencial é tratar bem e ser e fazer feliz...

Observe o teu sentimento também por vc mesmo...

Enorme abraço e obrigada pela visita.

Leila disse...

Olá, depois que li seu texto percebi que provavelmente namoro um misógino. Ele diz que me ama, mas se eu falar algo que interprete mal, logo começa a me insultar.
Estamos separados, não sei se volto com ele ou não. Ele me ofendeu tanto da última vez que falamos, por motivo banal,só porque o contrariei, que até agora não acredito que sumiu.
Me tortura psicologicamente e quando eu o enfrento ele corre para minha melhor amiga que também é amiga dele e se faz de vítima, dizendo que eu sou culpada de tudo.
Eu estou arrasada, o amo muito e ele diz amar-me muito também, mas não nos entendemos.Na verdade, nem sei mais se ele realmente me ama. Tenho minhas dúvidas...
Está sendo muito difícil porque sinto que nossa relação está afundando e não sei aonde vai parar, ou se já parou.

Obrigada pelo maravilhoso texto, me ajudou a entender melhor o problema pelo qual estou passando.
Um grande abraço.

Leila disse...

Olá, depois que li seu texto, percebi que provavelmente namoro um misógino.
Ele me maltrata com palavras e ás vezes me ignora e eu nem sei o porquê. Faz uma espe´cie de chantagem emocional, tortura psicológica comigo.
Ele sabe que o amo e quer "pisar", faz questão de dizer que quem manda na relação é ele e que tenho que fazer tudo o que ele quer.
Ele diz que me ama muito, mas suas atitudes são contrárias às suas palavras.
Estamos nete momento separados, não sei se ele ainda retornará. Mas agora pretendo tratá-lo diferente, antes aceitava tudo, o tratava com amor, agora vou tentar me impor mais.
Sei que le pssou por uma dolorosa separação da mulher, pois ela o traiu por anos.Mas eu não tenho culpa disso.
E ele faz questão de deixar bem claro que eu sou a culpada de nossa relação estar assim, diz que o trato mal, enquanto é ele quem me ofende barbaramente.
Não sei mais o que fazer.
Amo muito esse homem, mas não sei o que ele pensa e como agir com ele de maneira correta.
Ele é muito controlador e diz que eu é que quero dominá-lo. Ele me deixa muito confusa.
Se puder me dar alguma orientação, e agradeço muito.
Bjs

vivis disse...

nossa sofro com um misogino na minha vida ha uns seis anos me maltrata depois diz que me ama me faz sentir culpada de tudo ta me destruindo por dentro e nem o sexo esta sendo mais bom,quando falo em separar pede delcupas mas logo me diz tanta coisa ruim so depois que li seu texto entendi o que enfrento e juro nw sei o que fazer nem ao menos sei se amo ou nw so lendo seu texto me ajudou a entender obrigada

PSICO? LÓGICO! disse...

Olá Leila!!!

Veja bem! se vc leu o texto nele mesmo são colocadas algumas alternativas para as mulheres. Quando vc fala que ele te deixa confusa. É isso mesmo que um misógino faz... Mas uma indicação mais pontual que te faço é: Inicie uma terapia! para que vc possa se conhecer melhor e ter forças para tomar as melhores decisões na sua vida (de forma geral) Ok?!
Ah e lembre-se amar o outro é muito importante.. Mas AMAR si mesmo é mais importante ainda!

Enorme abraço cheio de luz pra vc1

Anônimo disse...

Oiii Adriana, Boa noite,

Estou sofrendo muito, e tenho certeza que meu namorado e um misogino, namoramos a 4 anos, e nunca na minha vida fui tão humilhada e maltratada por alguem, como estou sendo por estes 4 anos. Ele consegue ser maravilhoso, mas logo em seguida é um monstro. Todas as brigas superficiais que temos faz com que ele queira terminar o relacionamento e dizer coisas muito ruins para mim, estou tão assustada, completei 24 anos agora no final de março, ele é meu primeiro namorado tem 29 anos.As vezes tenho certeza que ele me ama, em outras vezes acredito que ele me odeia, ele me humilha pede tempo para mim e depois me pede desculpa ou eu volto correndo p ele, porque gosto muito dele, e sinceramente ja pedi a Deus para que me ajudasse a me afastar dele, pois estou sofrendo horrores, me tornei uma pessoa sozinha e insegura,ciumenta, quando comecei a namorar com ele.Mas apesar de todo horror, eu o amo.E olha que eu era muito feminista e achava que nunca iria permitir alguem fazer isso comigo, mas estou fazendo o contrario por que eu o amo, e não consigo ao menos me defender. Ele me deixa confusa e me culpa por tdo, eu nunca entendo e me sinto culpada, mesmo sabendo que não e verdade, as vezes chego a pensar que não nasci para ser feliz, que sou muitas coisas ruins, e eu não sou, me sinto especial, não faço mal a ninguem, não sou falsa, sou sincera com todos e em tudo que faço, não mereço sofrer assim.Se eu mostrar este artigo para ele, será que ele vai me maltratar e me acusar de eu querer estar culpando ele por algo, ja que ele me culpa por tudo e por coisas que não entendo, tenho medo da reação dele, mas ele nao percebe o que esta fazendo comigo, ele diz que me ama muito e quer se casar comigo mas ele quer ser feliz, eu tb quero, me ajude, mostro a ele o artigo?

Beijos obrigada, agora sei que não sou culpada por nada, posso ser feliz.

PSICO? LÓGICO! disse...

Olá! vc que me escreveu por ultimo me perguntando se deveria mostrar o artigo para seu companheiro.
Veja bem... No texto mesmo fala-se que geralmente um misógino não vai admitir o que se é na verdade...

Você precisa analisar se ele suportaria admitir... Bom é bem delicado, pois na verdade a mudança de comportamento deve ser nossa e não esperarmos que o outro "se toque" e mude, pelo "simples" fato de querermos.

Talvez vc possa conversar sobre seus sentimentos, comunicando o quanto magoada e triste vc fica com determinados tipos de comportamento dele... E talvez também sugerir uma terapia de casal, onde vc (vcs) possam falar para uma pessoa neutra sobre a relação.

Ah! Vc pode optar por fazer terapia sozinha e se fortalecer ok?

Espero que tenha te dado alguma luz!

Enorme abraço e fica em Paz!

Anônimo disse...

Obrigada! buscarei ajuda para mim primeiro, para me fortalecer pois estou mto triste e gosto dele, obrigada por me responder!Bjoss

lilia disse...

Pessoal era está a relação que eu vivi, e meu pai fazia exatamente assim com minha mãe. credo quero fuGIR disso tudo, não quer mais este tipo de relação.

Anônimo disse...

Ola! Vivo ha 10 anos com um homen assim. Mas ele só começou a se portar dessa forma depois que tivemos minha primeira filha. Isso há 6 anos atras. Ele me insulta e me maltrata falando coisas horrivéis. Já mandei ele ir embora de casa mas ele diz que não tem coragem de deixar os filhos. Não quer que eles cresçam sem o pai. Ele cresceu vendo o pai que bebia muito espancar e xingar a mãe. Sempre imaginei que isso tinha algo a ver com o comportamento dele e agora graças a seu texto tenho certeza. Quanado mando ele ir embora ele chora desesperadamente e me diz que vai mudar que me ama e ta...mas isso dura no maximo algns dias...depois volta tudo..me de algumas dicas de como virar esse jogo. Meu email é karladeoliveira@hotmail.com

PSICO? LÓGICO! disse...

Olá karla! primeiro obrigada pela visita!!!

Assim como algumas palavras já colocadas aqui... Minha primeira indicação seria a terapia. Desta forma dá para nos fortalecermos de uma forma geral para a vida!!!

Te mandarei mail. Abraços!

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Vim verificar o texto que você havia me sugerido. Realmente, por "coincidência" inserimos trechos do livro que abordam estes relacionamentos tão conflituosos. Muito bom e bem mais completoeste texto! Quanto mais divulgarmos , mais poderemos auxiliar a abrir os horizontes de quem já passou, está prestes a passar ou conhece alguém nestas condições. Beijos.

Stella Maris disse...

Olá li o Blog onde a psicóloga Adriana fala sobre o Misógino, realmente achei incrivel o que ela escreveu para ajudar a quem lê, e tudo que li ali é o que estou passando, estou mais certa do que nunca que tenho q procurar ajuda psicológica, estou namorando um homem machista, possesivo demais, ciumento, controlador, que o tempo todo quer ser melhor que eu, quer me fazer enchergar que não sou mulher suficiente, a pressão psicológica tá grande, estou desesperada! Larguei minha familia, faculdade, e sai do Brasil em busca deste homem tão perfeito, que já me bateu algumas vezes, me trata sem respeito nenhum, e quando tento conversar, reverter a situação, melhorar nossa convivência ele coloca a culpa em cima de mim ... e mesmo passando por tudo isso não consigo terminar. Não sei se estou depressiva... obrigada desde já.
beijos

Anônimo disse...

Primeiramente o texto é muito bom e para mim, foi muito tocante! Com toda sinceridade, fui lendo o texto e me emocionando, porque eu vivo tudo o que você disse! Namoro com um rapaz adorável, amo ele de mais, só que o pior defeito dele é nunca ser humilde para aceitar concelhos, para aceitar mudar, em brigas nunca ele reconhece o erro, a culpa na maioria das vezes vem em mim! A cada dia que passa eu estou ficando mais sufocada com tudo isso!


Fui procurar ajuda, cheguei a marcar um consulta com uma psicóloga para saber se eu era realmente a errada, mas para falar a verdade não tive coragem de ir! Ele jogou na minha cara que eu como a "problemática" tinha que procurar ajuda, caso contrário as coisas iriam piorar. Eu não sei o que eu faço! Não consigo mais sair de casa, to perdendo minha vida, enquanto ele todos os dias tem algo novo a fazer, eu sou obrigada a ficar em casa.

Peço para que se tiver mais assuntos relacionados, publique por favor, eu preciso melhorar a minha situação para meu próprio bem.

Abraços!

PSICO? LÓGICO! disse...

Olá a vc que escreveu ai em cima!!!

Veja bem minha querida! Acredito que vc deve sim procurar ajuda!!! E não precisa ter essa coragem toda!!! Um psicólogo não é um "bichano" muito pelo contrário, esse profissional poderá te ajudar...

Basta VOCÊ! querer essa ajuda e principalmente querer mudar!

Abraços!

Ana Lucia disse...

Olá me chamo Ana Luica, tenho apenas 19 anos, e estou passando por esse mesmo problema estou casada com um rapaz que tudo indica ser misogico, estou muito confusa ,pois perdi tudo para ficar com ele minha familia e meus amigos não posso contar com mais ninguem que eu amo, acredito não o amar mais pois sempre tive personalidade muito forte e nunca conseguir perdoar tudo que ele me fez, Porem quando digo que nã quero mais ele diz que ama que não pode viver sem mim até chora,quendo percebe que não vai conseguir me convencer ele parte para agressão;Todos me creticam acham que eu gosto de ser tratada assim mais na verdade o que sinto é medo não amor, medo dele cumprir todas as ameaças que ele faz, ele tem ciumes pelo fato de mim fazer faculdade mais ja dechei bem claro que não vou deixar de viver por ele. SINCERAMENTE NÃO SEI COMO ME LIVRAR DELE SEM PROBLEMAS MAIORES.

Seu texto me foi muito util percebi que o que ele sente não é amor.

Ana Lucia disse...

Olá, me chamo Ana Lucia tenho 19 anos sou casada e tudo indica que meu marido seja um misógino, já não sei mais o que fazer perdi o apoio da minha familia e de meus amigos pelo fato de não conseguir me afastar dele não sei como mais ele sempre me convence que o que aconteceu é comum e que todos casais brigam.Acho que não o amo mais porque por mais que eu tente não consigo perdoar tudo que ele me fez e ainda me faz quando digo que irei embora ele chora se faz de vitima diz pra não destruir tudo que construirmos juntos ate hoje, quando vê que não conseguiu me convencer muda e tatica passa para a agressão me ofende diz que tenho outro e me ameassa. ele diz que não importa eu não ama-lo mesmo assim ele vai ficar comigo a todo custo.JA NÃO SEI O QUE FAZER....

Seu texto me foi muito util.

Obrigado.

Só quero ser feliz disse...

Estou tentando sair de um relacionamento assim. Estou com uma pessoa há 1 ano e 3 meses e nesse período ele me fez me afastar de todos os meus amigos e familiares, não me deixa sair de casa nem para ir à igreja, tudo porque é muito ciumento e acha que pode me perder.
Pois bem, hoje de manhã estávamos bem até ele dizer que não gostava que eu conversava com uma única amiga que ainda tenho e que ele deixava eu conversar.. eu disse que era a única e que não tinha porque se preocupar porque sou fiel à ele, mas ele se afastou, ficou em silêncio e horas depois me ligou dizendo que me odiava, que eu era fraca, feia e me deixava manipular pelas minhas amigas (que amigas se ele afastou todas de mim?)e familiares. Estou cansada, quero dar um basta, mas ele fica me ligando direto, dia e noite quando isso ocorre e me ameaça até de morte. Fico com medo e acabo cedendo.. mas não queria que fosse assim dessa vez. Quero ser feliz.. quero viver.. me esqueci o que é isso há 1 ano e 3 meses. Minha vida tem se resumido a trabalhar e ficar com ele. Nem no enterro da minha avó eu pude ir... estou cansada.. desculpa o desabafo..sei que a postagem é antiga mas estava procurando algo à respeito e parei aqui.

PSICO? LÓGICO! disse...

Olá a vc que se intitula só querp é ser feliz!!!

Aqui é um espaço de desabafo mesmo!!!

Mas te digo uma coisa: se queres ser feliz! mãos a obra! até por que já tens consciência de muita coisa que está acontecendo na sua vida!!!

Força! e vá ser feliz!!!!

Enorme abraço

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto. Vc só esqueceu de falar o que o misógino pode fazer para se livrar disso.
Abraço!

Isabela disse...

Olá meu nome é Isabela.
A tempos venho procurando uma explicaçao para o que vivo em meu relacionamento e hj estava procurando alguma coisa q me consolase pelo oq eu passo e descobri que ele tem todas as caracteristicas de um misogino ele se parece e se encaixa em tudo oq vc disse. Eu sou uma pessoa extremamente sensata chei de opinioes mas de um tempo pra ca me anulei por causa dele mas nao consigo me desfazer disso pois apesar de tudo ele e maravilho e eu o amo muito nao tenho coragem de largar dele. Nosso relacionamnto e extremamente conturbado pq eu bato de frente com ele sempre e um tormento tento mostrar as coisas pra ele mas ele faz exatamente oq vc escreveu no texto como se eu fosse a culpada de tudo carego um fardo muito grande mas nao quero disistir dele.E o pior de tudo e q sei q vou ter q lutar sozinha pq ele nunca vai adimitir q ele e um misogino e se eu for falar isso pra ele vai ter briga.Ele e extremamente carinhoso quando estamos bem apaixonada cheio de carinhos e lindo mas derepente ele se transforma em raiva odio ciumento ao extremo e eu mais uma fez sou jogada a nada cheia de duvidas e tristeza. quero que tudo fique bem quero estar com ele e ser feliz. Quero amalo e ser amada mas com respito e complicidade.!

PSICO? LÓGICO! disse...

Olá Isabela!

Que bom tê-la aqui!!!!

Acredito que de agora em diante vc poderá trilhar caminhos diferentes com as informações que vc obteve neste espaço. Acredite em você e siga em frente de cabeça erguida.

Enorme abraço

Anônimo disse...

Leio muito na net ... estou muito feliz e assustada ao mesmo tempo de ler algo assim.
Exatamente do jeito que acontecia comigo, mas dei um basta.
Tive um relacionamento de 5 anos e meio, onde fui maltratada o tempo todo verbalmente, todo final de semana uma tortura emoncional terrível, cheguei a ter depressão profunda, e crise de ansiedade e transtorno de pânico.
Comecei a fazer terapia, já fazem 2 anos e só ai consegui enchegar que não era culpada por tudo.
Eu me sentia tão mal e culpada que não conseguia enchergar tudo a minha volta.
Ele me dissia coisas horríveis, que não tenho coragem de repetir.
Todas vcs tem que começar a se olhar mas, quem muito aponta defeito nos outros, na verdade está com todos eles.
Culpar o outro é muito fácil, para não ver seus próximos defeitos, talvez sejam ruins demais para ser revelados.
Homens não são tão horríveis assim.
Tenho tristeza em lembrar o quanto chorei, o quanto passei mal e fiquei desesperada, com essa situação.
Ainda mas por ele saber que com o pânico eu não ia embora sozinha então eram intermináveis sessões de torturas emocionais, nos estacionamentos de shoppings e na casa dele, não tinha como ir embora então chorava muito.
Toda semana ele dizia que queria terminar... e eu ia atrás dele e ele ficava um santo, agora que não fui mas, ele nem ligar para saber se estou bem liga...
SE LIVREM DESSES CARAS.
Eles não tem futuro, fiquem só ou com alguém que mostre amor, carinho, respeito... 
Estou bem agora, com uma paz incrível até tinha esquecido como era um final de semana tranquilo, sem choro, sem desespero.

Vida, alegria e amor a todas vcs...

zaza disse...

Boa tarde, obrigado por esclarescer,agora entendo meu sofrimento.Eu fiquei casada com um homen desses por um bom tempo, pedi o divórcio.Me oprimia em tudo, não podia falar com nimguem, ver nimguem, nunca fui tão maltratada, me chamava de horores,e sempre dizia que eu era culpada de tudo.Eu não podia ver meus filhos,não podia comprimentar as pessoas,por fim percebique quanto mais ele me maltratava, ele se sentia bem, sentia prazer nisso.Hoje estou trastornada, sofrendo muito meu coração partido.Pior que eu Amo ele ja fiz tudo mais, agora percebi, quem precisa de ajuda sou eu.Oque fazer nesse momento de extrema dor.Dor de Amor dor de tantos maus tratos. Preciso de ajuda. BJS.

PSICO? LÓGICO! disse...

Olá Zara!!!

Que bom tê-la por aqui!!!

Bom como vc mesma disse! "quem precisa de ajuda sou eu". Então mãos a obra! procure um psicoterapeuta e vá se entender melhor e valorizar o que vc tem de melhor também!!! Força!

Enorme abraço!

Pulginha disse...

Caríssima, Agradeço a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo machista! Infelizmente estou vivenciando tal situação dentro do meu lar... Minha filha conheceu um rapaz tal qual sua descrição: romântico, boa praça, atencioso, etc... Conquistou-a, e meses depois ela ficou gravida; ele nao tinha condições financeiras para assumir a nova família mas queria te-la e foi aí que eu patrocinei a dor de minha filha ao lado do futuro monstro que agira também da forma por você descrita! Comprei os moveis, ajudei com as despesas, paguei o parto inclusive dei o plano de saúde também para meu neto e tudo isso porque eu gostaria de vê-los felizes na nova caminhada! Passaram-se dois meses na nova casa e ele arrasou com ela até ameaçando-a de morte, mas antes ele montou um estratagema: incitou-a contra os pais dele e também contra toda a família dela sem exceção! Ele chegou arrancar uma porta no soco porque ela o convidou para sair e ele nao queria, amassou uma janela no soco para intimida-la a nao me contar, chamou- dos piores nomes que uma mulher em especial possa receber e até me ameaçou para que eu nao fosse mais visita-la! Ela um dia me ligou desesperada de medo e pediu que eu fosse busca-la pois estava para enlouquecer; fui, trouxe tudo para minha casa e qual nao e minha surpresa o coiso agora vem chorar o perdão dela dizendo-se arrependido! Como ameacei chamar a policia ele nao veio mais, porém agora liga pra ela a cada segundo e sei que ela ela ta mal nao querendo nem mesmo cuidar da criança . Fala em se matar, que tudo se acabou para ela e no fim das contas eu estou adoecendo de tanto nervoso. Se você tiver um conselho, uma prece ou algo do tipo, por favor me de uma luz!

Anônimo disse...

Amargurada.
Eu acabo de terminar um relacionamento com um misógino. Ele era tão maravilhoso. Com o tempo passou a ser um monstro. Uma simples brincadeira, perguntando carinhosamente assim: - Tá mané Mo? foi como se eu o tivesse traido com outro homem. Ele me arrasou e disse que ia se deitar com outra e perguntar se ele era mané. Isso se transformou em dias de tortura psicologica. Como se eu tivesse falado a pior das palavras. Como eu já o amava e ele era muito convincente, eu implorava para que ele não insistisse naquilo pq realmente não existia. Já fui largada sozinha com horriveis dores nas costas no centro da cidade pq ele simplesmente achou q eu estava dando em cima do vendedor da loja que estavamos. Depois de tantas coisas com explicações ridiculas como não vir a minha casa aos finais de semana pq tinha muita coisa na casa dele pra fazer ou queria ficar com os amigos, resolvi investigar. Percebi que ele é como um psicopata que tinha várias mulheres e as trata da mesma forma. É gentil, carinhoso, doce e companheiro por no máximo 02 meses, depois que a mulher se derrete e se apaixona começa o pesadelo. Além da misoginia ele tambem não consegue ter somente uma mulher. Meus amigos estão me ajudando, pois graças a Deus, ele não conseguiu me afastar deles.

Anônimo disse...

Boa tarde Adriana!
Prefiro me identificar como amiga.
Mas eu vivo uma situação bem semelhante ao texto. Eu namoro um rapaz que tem 21 anos e eu tenho 30quando começamos ele era muito diferente de hoje...era mais presente se precupava comigo. E hoje ele me humilha muito, com palavras alguns comportamentos também. Fisicamente ele é muito bonito, nas não estou com ele por isso e as vezes ele se exalta por sua beleza e fica falando assim: que eu foi de muita sorte estar com ele por ele ser muito bonito etc...mas eu fisicamente não sou feia...posso ter outra pessoa ao me lado. Mas através de suas atitudes eu estou me anulando, perdendo a graça, o namoro ta frio. E o pior que eu o amo, e as vezes ele me faz sentir que eu sou a errada do relacionamento. Diz que sou um grude, somente por que eu quero te-lo proximo a mim, já me disse que uma vez "velha" tipo assim com muita experiencia etc...e quando dou duro com ele, me diz que me ama e que eu nao o compreendo. Noto ele é muito desconcentrado, as vezes sem opinião própria e tudo que ele começa a fazer não termina, cheio de manias tipo roer unhas, inquieto. Será que eu estou errada? Me responda por favor. Obrigada!

Anônimo disse...

OI, ADOREI SEU TEXTO, ESTOU VIVENDO ISSO. MAS EU AMO TANTO ESSE HOMEM E MEU FIHLO Q TENHO MEDO DE IR EMBORA, SABE JÁ ME ACUSTUMEI COM UMILHAÇÃO DA PARTE DELE, SABE ELE BRIGA DAQUI A POUCO AGE COMO NÃO TIVESE ACONTECIDO NADA, AI PASSA E VAI OUTRO DIA MESMO COISA A ANOS, TENHO 30 ANOS, TIVE MEU FILHO COM 19 ANOS E SOU CASADA 10 ANOS, É A VIDA!

Anônimo disse...

Olá estou aqui lendo o texto e todos os comentários e vi que tb sou casada com um misógeno, estava procurando no google uma solução e encontrei vcs, ele é uma pessoa maravilhosa, carinhoso, mas de uma hora pra outra se transforma nem parece a mesma pessoa, fica de cara feia, tudo que eu falo ele vem com a pedra na mão, se afasta, e isso me deixa chateada com muita dor, choro muito e confusa pois não sei o que fazer. Passa um tempo, ele volta a ser a pessoa maravilhosa de novo. Hoje mesmo estou aqui sozinha na sala e ele no quarto, pois ele não conversa comigo. O que eu devo fazer? Ficar aqui na minha e não falar com ele ou tento me aproximar? me ajudem por favor pois amo muito ele e não quero que acabe!

PSICO? LÓGICO! disse...

Olá a vc que escreveu por ultimo!!!

O texto já dá algumas alternativas para vc! Mas como já falei em outras respostas uma boa terapia ajuda a fortalecer nossa auto-estima. E ai opr si só vc vai poder tomar as decisões que achar mais adequadas.

Então a regra número um é: Se fortaleça e tenha vc em primeiro lugar!

Enorme abraço e boa sorte!

Anônimo disse...

ola,realmente vivo com um misógino.faz 4 meses que ele mudou me manda embora sempre,vive na net sala d bate papos tem msn para outra mulheres,pergunto a ele porq me odeia tanto o que te fiz de mal me fala ,ele responde a casa vc nao arruma a casa,isso q a desculpa mais tonta q ouvi e tem mais ele diz que no resto nao tem outra mulher como eu.a minha casa e limpa uma casa normalonde vc entra come dorme bebe sem ter nojo de nada.ele sabe que ele e o errado mais me culpa.piso em ovos todos os dias so que agora ele nao qr q eu vo embora.ele me ama pode me responde.obrigada

Anônimo disse...

Nossa!!! Nem sabia que isso existia!!! E pelo jeito sou casada com um... nossa!!! ele me magoa, me menospreza por qq pessoa. Acho que ele gosta mais do cachorro do que de mim... td mundo é melhor do que eu...
isso é triste demais... depois vem ele e diz "eu te amo", "vc é mto importante pra mim!"... aff tem uma hora que cansa!

l o u r a disse...

Que coincidência! Passei por isso faz pouquíssimo tempo. Este tipo de homem busca sempre mulheres bonitas, inteligentes e independentes. Como se sentem inseguros diante delas, começam a minar sua auto-estima até que elas pensem que o problema está com elas. Mas não! Eles nem mesmo conseguem amar suas famílias, nem se amam.. como amar então uma mulher?! Dica minha: ficar de olho SEMPRE em COMO ele trata a mãe ou as mulheres da familia dele. Se ele um dia diz que você é a mulher perfeita e no outro te enche de defeitos, certamente você está diante de um cretino desses.

l o u r a disse...

Que coincidência! Passei por isso faz pouquíssimo tempo. Este tipo de homem busca sempre mulheres bonitas, inteligentes e independentes. Como se sentem inseguros diante delas, começam a minar sua auto-estima até que elas pensem que o problema está com elas. Mas não! Eles nem mesmo conseguem amar suas famílias, nem se amam.. como amar então uma mulher?! Dica minha: ficar de olho SEMPRE em COMO ele trata a mãe ou as mulheres da familia dele. Se ele um dia diz que você é a mulher perfeita e no outro te enche de defeitos, certamente você está diante de um cretino desses.

l o u r a disse...

Que coincidência! Passei por isso faz pouquíssimo tempo. Este tipo de homem busca sempre mulheres bonitas, inteligentes e independentes. Como se sentem inseguros diante delas, começam a minar sua auto-estima até que elas pensem que o problema está com elas. Mas não! Eles nem mesmo conseguem amar suas famílias, nem se amam.. como amar então uma mulher?! Dica minha: ficar de olho SEMPRE em COMO ele trata a mãe ou as mulheres da familia dele. Se ele um dia diz que você é a mulher perfeita e no outro te enche de defeitos, certamente você está diante de um cretino desses.

Anônimo disse...

Minha experiencia pode ser de ajuda...Vivi 14 anos com um misógino.Há 4 anos li o livro da Susan Forward e procurando ajuda encontrei o grupo MADA. Foi uma luz, a partir dai comecei a mudar meu comportamento, a colocar-lhe limites claros, a cuidar de mim. Eu tenho minhas dúvidas se é possivel que um misógino se "cure". Não admite que tem problema e isso torna tudo dificil. E eu também pensava ama-lo, mas descobri que era vicio: esse tobogã emocional era minha droga. Achava que não podia viver sem ele. Isso não é amor, gente. É vicio! Procurem ajuda urgente, pois depois que se descobre o problema, não encara-lo por covardia é o pior que podemos fazer a nós mesmas. Mesmo que leve algum tempo, tratem de sair desse vínculo doentio ou se não for possivel, criem suas defesas para não depender emocionalmente deles.

enaiad disse...

obrigada tambem ,mais na verdade estou me cansado de ser insultada,de ser xingada , de ser maltratada ,qualquer disculçao e motivo pra ele me ofender ,de ser, grosso ,de me dizer barbarias,peço para ele ir embora e nunca vai e depois de tudo tenho que agir como se nao tivesse aconteçendo nada ,nao ganho um elogio, um abraço ou um beijo sem segunda inteçoes ,ainda de tudo tenho q pedir desculpa como se eu ofendesse e isso ja vem se repetindo a 11 anos , ja nao sei se o amo mais pois na realidade tenho vontade de me livrar dele nada mais.

Lucy disse...

Estou boquiaberta aqui. Queria ter lido sobre isso antes. Quase seis anos de relacionamento e sempre me perguntando o porquê de tanto sofrimento, e pior: o porquê de eu não conseguir sair!!!
Minha auto-estima está em frangalhos, engordei quase 15 quilos, me isolei do mundo, vivo com medo costante de desagradar a pessoa... não consigo ter uma postura firme, pelas ameaças, e fico pedindo que a situação se resolva, que ele decida por si só seguir outro caminho e me deixar em paz. Só queria poder ser feliz...

Vania disse...

oi, muito interessante o seu texto. Passei por uma situação meio parecida com a de algumas pessoas que postaram nesse blog e o descobri porque tentei entender as características da pessoa q estava envolvida e acabei encontrando esse texto. Conheci um rapaz de 35 anos através da mãe dele e começamos a nos falar por telefone e por mensagens, no inicio ele logo me disse que tinha um relacionamento mal resolvido e que a pessoa nao aceitava o termino do relacionamneto se eu entendia, eu disse que sim, pois nao vi a principio problema nenhum nisso, mas ai começou a complicar depois de algum tempo pois ele nao queria q eu o procurasse, quando isso acontecia ele me falava que seria quando ele quisesse e quando ele pudesse, e começou a me esculhambar com os nomes mais feios que podem existir,"puta" "suja" sem moral, "doente desequilibrada" e ate ameaças de morte e de bater, brigávamos ,ele mandava tomar naquele lugar sem escrúpulo nenhum, e ainda se encara como um cara estourado e grosso, ficávamos um tempo sem nos falar e de repente la estávamos nós novamente, e depois de satisfeito ele fazia a mesma coisa, e sempre falava horrores da ex, que na verdade não era uma ex, e na tentativa de descobrir se ele estava mentindo pra mim, as ofensas eram horríveis, e ele dizia que a menina era vagabunda e essas coisas.Ao tentar entender o perfil dele porque ele sempre transferia a culpa das ofensas pra mim e eu me sentia muito mal com a situação, pois ele me fazia me sentir muito inferior na relaçaõ, sou professora, graduada com algum conhecimento, tenho 40 anos e muita experiencia e ele tinha o poder de me deixar sempre pra baixo e eu tentando sempre resolver a situação, achando q eu era culpada dos insultos, ao ler o texto, fiquei tranquila pois percebi q ele tem sim um perfil misógino, pois ele chegou a me dizer que as mulheres sao todas iguais.Xinga e esculhamba ate a irmã. Por favor me responda, estou certa na minha percepção?

Anônimo disse...

Exatamente o que eu vivo em meu relacionamento, estou impressionada com esse texto, toda a explicação e nem imaginava que existisse uma classificação para esse comportamento insano do meu marido, estou sofrendo demais, estou escrevendo em lagrimas, pois ele é exatamente assim,me deixa tão confusa e perturbada que estamos juntos ha 05 anos e até hoje não sei lidar com essa mudança repentina de comportamento, uma hora ele é maravilhoso e quando eu me acostumo com esse lado humano ele muda tao de repente e me humilha, pisa, magoa, joga a culpa em mim, impressionante a crueldade, esses dias estava hospitalizada e ele foi tao ruim, aspero, desumano, frio, e ainda disse que ele não é culpado pela dor no peito que estou sentindo...estou no fundo do poço, mas,faço mil coisas todos os dias e ele insiste em dizer que so ele tem pressao, so ele trabalha, so ele tem preocupação, estou morrendo, nao sei lidar com essas situação, estou adoecendo e realmente o suicidio nao sai da minha cabeça, nao consigo deixar de ama-lo, não sei me amar, ele me destroiu, acabou comigo, ele é muito mal, ele é a pior pessoa que ja conheci, e quando ele fica legal dura em média 03 dias..o estado normal, humano, gentil, amavel, carinhoso, atencioso, paizao, maridao, companheiro..e um instalar de dedos ele se transforma no algoz!!!

Pulginha disse...

Jamais desista de você! Lembre-se de que ele e o doente e não você; e que o modo como ele se comporta confirma isso...
Ajude-se, cuide-se, fique Linda pra você, e logo essa tristeza passara, nada justifica você se auto destruir em nome de um (?) Amor.
Procure ajuda, va a uma igreja, procure um médico que possa te orientar e medicar para acalma-la e repose agora que se encontra enferma ok?
Se você quiser trocar email comigo, meu email : renatinha.rodrigues659@gmail.com
Fique com Deus e em Paz! Um grande beijo, Renata.

Anônimo disse...

MARILIA!!
Olá, boa noite! Parabéns pelo texto..Vim parar aqui em seu blog por digital no google a seguinte pesquisa "por que ele me maltrata tanto?"
Pois bem, nunca li algo que mostrasse tanto o que meu namorado (2 anos de relacionamento entre idas e vindas) faz comigo. Já passei situações tão embaracantes, tao humilhadoras, tão vergonhosas e de dor como passei ao lado dele... Nunca fui tão desvalorizada e enlouquecida em minha vida. Já me vi chorando na rua como louca, depoius de insinuações infundadas, maustratos, etc. Teve uma vez q ele foi atrás de mim em um bar e qdo fui falar com ele, ele me humilhou e saiu correndo, me olhando com cara de demÔnio, me deixando sozinha com vergonha na frente de todos... Algumas vezes essa cara de "demônio" aparece... Sim, dra. Demônio!!! Não é exagero... o rosto dele se transforma, como se estivesse possuido e logo depois começa... hoje, consigo identificar qdo esse "demônio" bem se aproximando... as feições dele mudam e parece que o LUIZ SOME e dá lugar a algo que nao entendo e nao sei explicar...Pesquisei muito sobre bipolaridas, duplas personalidades, etc... até cair aqui em seu blog. Na verdade eu acho q talvez seja uma mistura de um pouco de cada coisa, mas a RAIVA de mim é clara...PARECE QUE ELE ME ODEIA... mas depois se arrepende... SOME DURANTE DIAS, MESES... E VOLTA COMO MENINO ASSUSTADO E ME PEDINDO SOCORRO... eu ajudo, levanto ele do chão, fica uns dias, semanas, meses, bem... até o outro tomar o corpo dele... O problema é que eu não seI quem é o verdadeiro.., o anjo ou o demonio?! Não sei em qual posso acreditar e qual é ele afinal... é assustador, mas mais assutador é eu ter consciência disso e acabar sendo perdoando... mas quero mudar isso em mim... mas ao mesmo tempo tenho pena, pq TODOS SE AFASTARAM... ele não fala com a família... não se relaciona com ning, a não ser com colegas de trab e muito superficialmente... dra, pensei em fazer terapia, mas estou sem condições monetárias para isso... Queria tentar uma terapia com regressão, mas nao conheço nenhum lugar confiável para fazer no RJ... se souber me indicar, agradeço....
Li que alguém perguntou sobre mostrar o texto para a pessoa...eu mandei por e-mail, para ele e para uma tia dele (que nao me respondeu)...não sei se ele ENTENDEU, SE SE VIU ASSIM,,, MAS NAO AGUENTO MAIS... NÃO AGUENTO MAIS MESMO... SE ELE VAI FICAR COM RAIVA, nem sei se eu ligo mais... estou EXTAUSTA... não aguento mais ser humilhada e me sentir LOUCA pelas coisas que ele me faz...
Tenho muito medo de ENLOUQUECER... muito mesmo, pq dói demais e ninguém consegue entender, nem eu mesma.
Desculpe-me o desabafo.

silva disse...

e se a mulher tiver traido seu marido varias vezes e este por ser muito bom continuou o relacionamento mas tem este comportamento por sentir raiva por dentro de tudo que sua mulher fez, eleé um misógeno com causa pelo comportamento libertino de sua esposa?

silva disse...

E se a esposa traiu varias vezes o marido e este continuou casado mas tem este comportamento po causa de magoa interna e de um pouco de raiva pelo que sua esposa fez, ele é um misógeno? misógeno com causa pela traiçoes da sua esposa.

Anônimo disse...

Bom hoje, sem querer vim parar no lugar certo, estava eu vendo uma matéria de uma professora de Teresópolis que fala sobre sexo em seu blog e vi o nome de um livro que me deixou currioso "homens que odeiam suas mulheres e mulheres que os amam" e acabei chegando neste blog, quando começei a ler o artigo, pasmem, não acreditei, pois pude perceber que sou um misógino, quando começei a ler os comentarios me apavorei mais ainda pois li um que me identifiquei muito que foi este,

Anônimo disse...

Oiii Adriana, Boa noite,

Estou sofrendo muito, e tenho certeza que meu namorado e um misogino, namoramos a 4 anos, e nunca na minha vida fui tão humilhada e maltratada por alguem, como estou sendo por estes 4 anos. Ele consegue ser maravilhoso, mas logo em seguida é um monstro. Todas as brigas superficiais que temos faz com que ele queira terminar o relacionamento e dizer coisas muito ruins para mim, estou tão assustada, completei 24 anos agora no final de março, ele é meu primeiro namorado tem 29 anos.As vezes tenho certeza que ele me ama, em outras vezes acredito que ele me odeia, ele me humilha pede tempo para mim e depois me pede desculpa ou eu volto correndo p ele, porque gosto muito dele, e sinceramente ja pedi a Deus para que me ajudasse a me afastar dele, pois estou sofrendo horrores, me tornei uma pessoa sozinha e insegura,ciumenta, quando comecei a namorar com ele.Mas apesar de todo horror, eu o amo.E olha que eu era muito feminista e achava que nunca iria permitir alguem fazer isso comigo, mas estou fazendo o contrario por que eu o amo, e não consigo ao menos me defender. Ele me deixa confusa e me culpa por tdo, eu nunca entendo e me sinto culpada, mesmo sabendo que não e verdade, as vezes chego a pensar que não nasci para ser feliz, que sou muitas coisas ruins, e eu não sou, me sinto especial, não faço mal a ninguem, não sou falsa, sou sincera com todos e em tudo que faço, não mereço sofrer assim.Se eu mostrar este artigo para ele, será que ele vai me maltratar e me acusar de eu querer estar culpando ele por algo, ja que ele me culpa por tudo e por coisas que não entendo, tenho medo da reação dele, mas ele nao percebe o que esta fazendo comigo, ele diz que me ama muito e quer se casar comigo mas ele quer ser feliz, eu tb quero, me ajude, mostro a ele o artigo?

Beijos obrigada, agora sei que não sou culpada por nada, posso ser feliz.
26 de abril de 2011 20:05)

me vi no lugar deste cara e minha esposa no lugar dela pois é exatamente assim que acontece conosco e estava querendo pedir a separação desta vez definitiva, poís coloquei ela para fazer auto escola e para mim ela me traiu com o instrutor, mas ela vive falando que me ama e que nunca me traiu mas eu vivo falando o contrario, ja ofendi muito ela e tempo atras cheguei até a comentar com ela "não sei como você me aguenta" eu a muito mas tenho muito medo de perde-la, porem não admito traição pois para mim fidelidade é tudo.Agora vou procurar ajuda por que não quero mais ser assim, espero que todos os homens misóginos descubram isto mudem e que suas esposas ou namoradas entendam e os apoiem.se aluem quiser me ajudar criei um email curaanonimo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

PARTE I

Olá meninas, li o relato de todas vocês e eu faço questão de relatar a minha experiência tbm, espero de coração ajudar alguém pq eu entendo e sei o que vcs estão sentindo.

Eu queria apenas uma coisa dele: Amar e ser amada! Eu acreditava que um dia seríamos felizes, que um dia ele iria enxergar a pessoa que eu era e que não era por acaso que Deus permitiu que ele estivesse na minha vida.. Acreditava que a gente poderia viver uma história diferente, uma história de amor, de respeito e sabem quando eu vivi isso? NUNCA! Isso mesmo, NUNCA! 2/3 dias era o nosso prazo de acordo de paz, depois vinham às humilhações, insinuações, maus tratos, descaso e tudo de ruim que vcs com certeza sabem o que eu estou falando.. Brigas por motivos ridículos, ofensas de baixo nível e sempre a culpada era eu, eu era a pior, eu era um lixo, eu era tudo de bizarro que possa existir. Me amargurei, me tornei agressiva e ofensiva igual a ele, emagreci 10 kg, não entendia como eu podia amar tanto uma pessoa, fazer tudo por ela e em troca receber tamanho desprezo e desamor. Mas eu insistia naquilo, insistia pq acreditava que era plano de Deus ele na minha vida; acreditava que Deus tinha me dado a missão de ajudá-lo e que ele um dia ia mudar, que tudo iria se ajeitar. Infinitas brigas, desrespeito sem medida, idas e vindas que perdi as contas.. 
E sabem o que era o mais engraçado? Quando a gente se afastava e eu não procurava, a pior de todas se tornava a mulher da vida dele.. Era sempre assim: Ele vinha chorando com a mesma ladainha: “ Eu te amo, eu preciso de você, eu vou mudar!” e 3 dias depois as mesmas coisas, que com o passar do tempo mudaram... PRA PIOR!

Anônimo disse...

PARTE II

Mas ainda assim eu não conseguia me livrar pq eu não queria, eu não entendia, eu não aceitava os fatos... Comecei a pensar que o problema poderia estar mim, pq chega um momento que vc “se acostuma” a ouvir coisas ruins , a ser maltratada, que vc acaba acreditando que vc realmente é tudo aquilo e vc se anula, se amargura, ESQUECE O SEU VALOR e vive numa incansável busca que ele te aceite, que ele te ame, etc, etc. Pois bem, minhas amigas, minha mãe já não tinham mais argumentos pra me fazer enxergar que o problema não estava em mim, mas eu não ouvia ninguém, afinal: MINHA MISSÃO ERA AJUDÁ-LO e EU IA CONSEGUIR FAZER ELE MUDAR E SERÍAMOS FELIZES PARA SEMPRE! Tenho certeza que muitas de vocês pensam assim e posso dizer: ILUSÃO DA SUA CABEÇA! Eu não agüentava mais chorar, sofrer, então eu comecei a me perguntar todos os dias se era aquilo que eu queria para mim, se eu merecia , se eu era de fato aquilo que ele dizia e fui percebendo que eu não era aquilo, PELO CONTRÁRIO, eu era amada, amiga, companheira, eu era batalhadora, corria atrás das minhas coisas, honesta, trabalhadora e o principal, eu era linda por dentro e por fora, eu tinha valores e percebi que eu me deixei anular por um amor que nunca iria atingir as minhas expectativas, pq minhas caras, quem não se ama, não sabe amar. Comecei a ler livros de auto ajuda, ler blogs, ler cartas antigas das minhas amigas e ver o quanto eu sou querida e tenho qualidades.. e fui criando forças e mais forças...
Das três opções que foi descrita lá em cima, eu tentei as três!
Na primeira opção eu fui submissa e ele perdeu o total respeito por mim; 
Na terceira eu dei um milhão de chances pra ele mudar, conversava mas foi em vão
Na segunda, depois de muitas tentativas.. enfim eu consegui!!!!! ME SEPAREI! Consegui dizer um NÃO as três frases mágicas que ele me dizia: “ Eu te amo, eu preciso de você, eu vou mudar!” No inicio dói, vc acha que não vai conseguir, acha que vai morrer, fica na duvida: “Meu Deus, ele pode mudar dessa vez”... Tentações vem, seu corpo pede, seu coração pede , RESISTA! SEJA FORTE!

Anônimo disse...

PARTE III

Hoje tenho 5 meses afastada, ele correu atrás de mim 2 meses e ate hoje bota indiretas no facebook, (acreditem, ele esta de paquera com uma menina, a menina se declara pra ele, ele se derrete em um dia e no outro põe msg assim “ Queria estar com alguém, não posso e a culpa é minha... vc crêem nisso?) Continuando.. Tenho 5 meses separada, ainda tenho sentimento por ele, lembro dele todos os dias, MAS O AMOR QUE EU SINTO POR MIM E MINHA SEDE DE FELICIDADE SUPERAM ISSO TUDO! Iniciei um outro namoro agora, CLARO! EU MEREÇO UMA CHANCE, AFINAL EU SOU TUDO DE BOM! Eu não sou NADA do que ele me disse! Eu já tinha me esquecido o que é ser bem tratada, o que era um carinho, um elogio, rsrs, parece piada neh? Aos poucos estou me abrindo pra pessoa que eu estou, indo com cautela, com mais segurança e amor próprio! Esse é o segredo, não se anulei por ninguém! Lembrem-se VOCÊ É A MELHOR PESSOA DESTE MUNDO, o mundo pode te fazer chorar, MAS DEUS QUER TE QUER SORRINDO! :DDDDD

Anônimo disse...

PARTE IV

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1





Partilhe esta Página

Charlory "leggs e cottons

100%

laycra

e camisetas

Charm's

preço acessível 

você vai amar

O site descontraído

 e  cheio

de charme,

especialmente

pra você!!!!

Mulher!!